terça-feira, 18 de junho de 2013

#VEMPRARUA Quem são essas pessoas?

.

Muitas perguntas e ainda, poucas respostas.

Quem são essas pessoas nas ruas e o que realmente querem?
 
Dizem que tudo começou pelo não aumento das passagens de ônibus em São Paulo de R$3,00 para R$3,20.
 
Uns dizem que é simples assim. Outros, que é um acúmulo de insatisfações: transporte público humilhante, que não dá um mínimo de condições, ônibus e metros lotados e incapazes de atender a população que dele faz uso... e por ai vai...
 
Àqueles que não tiverem coragem de sair às ruas começaram a esboçar e propalar suas mágoas, rancores e ódio retidos tentando capitalizar o movimento e inserir seu modo de ver tudo.
 
A mídia, os Partidos Políticos, os Governantes, as Instituições, as Organizações, todos, cautelosos, mas tentando impregnar seus rumores ao movimento.
 
No seio de tudo... quem são? Jovens? Estudantes? Pais de família? Trabalhadores? Ordeiros? Baderneiros?
 
Onde estavam todos quando das audiências públicas para tratar de assuntos importantes de que o país precisa? Onde estavam boa parte dos jovens que hoje gritam frases de ordem nas ruas e ainda nem tem seus títulos de eleitor?
 
Onde estavam todos esses grupos, trabalhadores e estudantes que não participam de seus sindicatos de categoria, de seus partidos políticos, de sua comunidade? Onde estavam essa gente nas eleições?
 
Querem uma nova ordem? Sem partidos, sem políticos? Sem corrupção? Com saúde de graça e saudável? Com remédio disponível gratuitamente? Com transporte de qualidade?
 
Ouvi dizer que dinheiro tem pois o país está realizando a Copa do Mundo, as Olimpíadas... Se tem dinheiro pra isso tem pra muito mais.
 
A mídia, há muito brada, inverdades sobre a Copa e as Olímpiadas, mostrando apenas os gastos. Não me recordo de mostrarem o que o país ganha com tudo isso, hoje e no futuro.
 
A mídia, há muito brada que os impostos são altos. Se abolíssemos os impostos, quem proveria as questões essenciais que hoje bradam nas ruas? As empresas? Os indivíduos?
 
A mídia, há muito vêm tentando colocar o Mensalão goela a baixo de todo o povo brasileiro, ignorando que houve um julgamento sem provas, idealizando um ‘domínio do fato’ dos contos de carochinha, ignorando os podres no cerne de todos os partidos políticos, instituições, organizações e dela mesmo e principalmente.
 
Quem é esse povo que sai às ruas?
 
É um povo que sai as ruas pela redução das passagens do transporte coletivo? Da melhoria na Saúde? Da melhoria dos serviços públicos? Da legítima participação popular?
 
Esses jovens são aqueles que vão mudar o jeito de tratar seus pais dentro de casa, de ajudar nas tarefas diárias, de estudar pra valer, de participar das ações na comunidade por melhorias na qualidade de vida, que vão se integrar nos movimentos de classe, que vão adotar partidos políticos e exigir deles imparcialidade em suas lutas políticas, que vão lutar diuturnamente por um país melhor e mais saudável? Irão eles propor melhorias? Auxiliar nos processos de crescimento e desenvolvimento? Irão trabalhar por um mundo melhor? Já estão fazendo isso?
 
Esse povo irá exigir novas práticas? Que seja o transporte com passe livre, mas que não sejam criados mais impostos para pagar esse serviço? Que seremos um povo sem Copa, sem Olimpíadas, sem o Masp, sem Shows, sem impostos, sem botecos, sem casas noturnas, sem carros particulares? Só pensaremos em saúde, educação, alimentação e moradia?
 
Ou essa gente, ao fim de tudo, voltarão pra suas casas, para suas vidas de antes, para os botecos, as bebedeiras, para frente da televisão, dos telejornais parciais, da novelas massificantes, para a marcha da maconha, para os shows monumentais, para o carnaval?
 
Quem são essa gente?
Uma nova perspectiva de participação popular? Uma nova onda?
 
Ou ‘Seja simplesmente, compreender a marcha e ir tocando em frente’.
 
Quem são essa gente?

.
Fonte: Libar


Nenhum comentário:

Postar um comentário